Entender os objetivos do setor de RH e a importância de sua correta gestão é elemento fundamental para o crescimento das organizações. Assim, acompanhar os dados do RH permite que o gestor saiba se existe algum ponto do relacionamento entre empresa e os colaboradores que possa ser melhorado e como isso pode ser feito.
Nas pequenas empresas é comum que o próprio gestor seja o responsável pelo setor. Isso pode comprometer o acompanhamento dos dados junto aos demais processos da empresa.
Quer entender tudo sobre RH e sua gestão? Siga lendo nosso artigo!
O que é e como funciona o RH?
O setor de Recursos Humanos ou RH cumpre diversas funções, tais como:
- Selecionar;
- Contratar;
- Treinar;
- Motivar;
- Reconhecer;
- Reter colaboradores.
Geralmente, cabe a este setor cuidar também das questões de higiene, comunicação interna, conceder benefícios, definição de cargos e salários. Bem como, a função de cuidar da folha de pagamentos e gerenciar a qualidade do ambiente de trabalho.
Qual a importância do setor de Recursos Humanos em uma empresa?
Uma vez que o RH é a interface entre a empresa e os colaboradores, assume papel fundamental no bom andamento dos processos dentro das organizações. Atuando desde as áreas sindical e trabalhistas até o rendimento e satisfação da equipe e seu alinhamento com as perspectivas da empresa.
7 Passos para controlar os dados do RH
Para que você possa controlar o RH com eficiência e utilizar bem a planilha que disponibilizamos gratuitamente, é preciso conhecer alguns temos e conceitos. São eles:
- Folha de pagamento: é o documento que relata o mês de trabalho do funcionário. Este documento apresenta diversos vencimentos e descontos, que somados ou diminuídos dos valores brutos irão apresentar o valor líquido de salário que o funcionário ira receber;
- Férias: é o período de descanso anual concedido ao empregado após o exercício de um ano de atividades. Durante as férias o funcionário suspende temporariamente seus compromissos com a empresa e pode se dedicar ao descanso, lazer e assuntos pessoais;
- Horas extras: representam a prorrogação do horário normal de trabalho, onde o funcionário recebe o valor destas horas adicionais trabalhadas junto ao pagamento de seu salário. A hora extra é um direito do trabalhador, garantido pela Constituição, e que deve ser paga pelo adicional mínimo de 50% sobre o valor da hora normal;
- Treinamentos: são qualificações oferecidas pela empresa a seus funcionários, com o objetivo de aumentar suas habilidades e suas técnicas;
- Falta: a falta é todo o período que o funcionário esta ausente e deixa de desempenhar as atividades acordadas com o empregador. As faltas podem ser justificadas ou injustificadas, conforme cada caso;
- Absenteísmo: indicativo que mostrar os atrasos, faltas (justificadas ou não) e saídas antecipadas dos funcionários, para que o gestor conheça o comportamento dos funcionários e possíveis reduções na carga-horária de trabalho;
- Benefícios: como o nome sugere, são benefícios que o empregado recebe da empresa pelo seu serviço. Alguns são previstos na legislação e devem ser concedidos, e outros são opcionais.
Concluindo
Os funcionários são uma parte essencial da engrenagem que mantêm o seu negocio funcionando. São eles que atendem os clientes, realizam os processos internos e lhe oferecem dicas para melhorar o negócio. Por isso manter uma boa gestão é essencial para um negócio saudável e rentável.
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